O documentário “Salão de Baile” (This is Ballroom) foi selecionado para a edição de 2024 do Festival Internacional de Documentários de Copenhague, o CPH:DOX. O documentário, que traz a história da cultura ballroom no cenário fluminense, é produzido e dirigido por Juru e Vitã, ambas da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, na Região Metropolitana.
A cultura ballroom é um movimento cultural idealizado por pessoas não brancas pertencentes à comunidade LGBTQIA+, surgindo como uma resposta, em forma de bailes performáticos, às agressões que esses indivíduos enfrentavam dentro da sociedade americana dos anos 1960.
O “Salão de Baile” avança no tempo para trazer a contemporaneidade deste movimento e também o desloca para a cena do Rio de Janeiro, onde essas minorias encontram um espaço de liberdade em formatos artísticos como canto, dança e performance.
O filme foi financiado pelo 2º Edital de Fomento ao Audiovisual da Prefeitura de Niterói – Fundação de Arte de Niterói (FAN), e em colaboração com a RioFilme, órgão da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio, e será exibido no CPH:DOX nos dias 14, 15, 19 e 23 de março, fazendo parte da mostra “Sound & Vision”, que é dedicada a obras que exploram a linguagem musical.
Com informações do O Globo