Com uma movimentação econômica estimada em R$ 315 milhões e 40 mil participantes na edição de 2023, o Rio2C, considerado a maior conferência de criatividade da América Latina, vai ganhar, este ano, o reconhecimento oficial como evento de interesse público, econômico e cultural da cidade do Rio. O projeto de autoria do presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD), foi aprovado pelos vereadores.
A ideia é inserir definitivamente o encontro, que vai do audiovisual à neurociência, no calendário oficial da cidade. “Com isso vamos nos posicionar como uma verdadeira Capital Criativa da América Latina. E assim, não apenas estimular o crescimento econômico local, mas também reafirmar nosso compromisso com a diversidade cultural, a inovação e a inclusão social”, afirma Caiado,
Na justificativa do projeto de lei, o vereador destacou, além dos números econômicos e de participantes, a extensa e diversa lista de empresas, palestrantes e produtores envolvidos. Ela vai desde o cineasta José Padilha, de Tropa de Elite, a executivos de empresas como Netflix e até produtores de jogos de videogame com milhões de cópias vendidas.
Em sua 6ª edição, o Rio2C 2024 começou nesta terça-feira (04), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. O tema deste ano é “The age of awareness” (“A era da consciência”), que irá nortear os mais de 500 painéis programados para a edição.