A Prefeitura do Rio vai cancelar todas as multas aplicadas a veículos de reboque desde janeiro deste ano após reconhecer uma divergência na interpretação das regras de circulação desses equipamentos. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26) pelo prefeito Eduardo Cavaliere durante reunião com representantes do setor de auto-socorro e guinchos e publicado nas redes sociais.
Segundo Cavaliere, uma norma que já autorizava a circulação desses veículos passou a receber uma interpretação diferente neste ano, o que resultou na aplicação de multas e em dificuldades para a prestação do serviço em diversas vias da cidade.
Para encerrar o impasse, o prefeito assinou um despacho determinando a publicação de uma resolução que deixa explícita a autorização para circulação dos reboques utilizados em serviços de auto-socorro, diferenciando esses veículos dos caminhões-guincho.
A medida, segundo Cavaliere, busca garantir mais agilidade na remoção de veículos com pane ou envolvidos em acidentes, reduzindo impactos no trânsito. O prefeito afirmou que o trabalho realizado pelo setor privado complementa as ações da CET-Rio na liberação das vias.
Além da nova regulamentação, a prefeitura vai cancelar todas as autuações aplicadas desde janeiro motivadas pela divergência de interpretação da norma. “Acabou a dúvida”, resumiu Cavaliere ao anunciar a assinatura da resolução.

