Bombeiros do Grupamento de Buscas e Salvamentos da Barra da Tijuca resgataram um cão da raça American Bully que caiu dentro de um bueiro, na Avenida Abelardo Bueno, no Recreio, Zona Oeste do Rio. O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (8).
Um funcionário da prefeitura fazia a capina no canteiro da via escutou os latidos do animal. O subtenente Marcos Reis teve que entrar na galeria de águas pluviais para salvar o cão, que estava muito assustado.
O secretário de Proteção e Defesa dos animais, Luiz Ramos Filho, foi acionado e determinou que o cachorro fosse levado para o abrigo municipal da Fazenda Modelo.
“Ainda não sabemos se o animal fugiu, se ele se perdeu ou se foi abandonado. Ele não estava microchipado, então não temos como localizar o tutor. É importante que, nesses dias de chuva torrencial, as pessoas redobrem os cuidados com os animais, para evitar acidentes”, disse.
O animal estava nadando e o bombeiro teve que descer três metros para resgata-lo. Na Fazenda Modelo, o cão foi examinado e microchipado.
Ele sofreu leves escoriações e, nos próximos dias, será vacinado, vermifugado e castrado. Se em três dias o tutor não aparecer, comprovando ser o dono do animal, ele será colocado para adoção.
“Eu faço um apelo para que as pessoas não abandonem animais nas ruas, porque é crime e da pena de dois a cinco anos de prisão. Com tantos animais abandonados, os abrigos públicos e particulares estão lotados”, completou Luiz Ramos Filho.
Na fazenda, ele já está sendo chamado pelos tratadores e veterinários de Hulk.