Na última quarta-feira (10), foi realizado o Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Costa do Sol, em Saquarema, Região dos Lagos do Rio. No entanto, a ausência do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, roubou a cena. O “bolo” dado pelo anfitrião foi alvo de críticas dos presentes.
O moço preferiu acompanhar seu chefe, o governador Cláudio Castro (PL), na inauguração do Parque Linear Darci Siqueira em Mendes, Centro-Sul Fluminense. A Setur realizou o fórum em parceria com a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), cujo presidente, Sérgio Ricardo de Almeida, também não compareceu.
O Conselho de Turismo da Região da Costa do Sol (Condetur) planejava reivindicar de Tutuca a abertura da Estrada do Nelore, melhorias na estrutura e na sinalização turística da região. Além disso, iria cobrar respostas do Estado quanto às demais reivindicações contidas na Carta da Costa do Sol, entregue pelo conselho a Castro em 2021.
O fórum contou com a presença de representantes de 13 municípios. São eles Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema, que integram o Condetur. A região tem três cidades na Categoria A do turismo brasileiro: Búzios, Cabo Frio e Macaé.