A Secretaria municipal de Administração está lançando, nesta quinta-feira (25), o edital do concurso público para o cargo de Gestor de Segurança Municipal da Prefeitura do Rio. O cargo, vinculado à Secretaria da Casa Civil, exige formação de nível superior completo e a remuneração será de R$ 19.435,08.
Do total de vagas oferecidas, 20% são reservadas a candidatos negros e indígenas e 5% a proponentes portadores de deficiência. As inscrições estarão abertas a partir de segunda-feira, até o dia 28 de outubro de 2025, pelo site conhecimento.fgv.br/concursos/gestorsegurancario.
A execução do concurso ficará a cargo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sob supervisão da Secretaria de Administração — e terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Concurso terá prova objetiva e discursiva, teste oral e avaliação de títulos acadêmicos
O processo de seleção inclui provas objetiva e discursiva, seguidas de teste oral, avaliação de formação educacional e títulos acadêmicos, exames médico e psicológico, investigação social e criminal, além da matrícula no Curso de Formação de Gestor de Segurança Municipal, ministrado pela Prefeitura do Rio.
O gestor de Segurança Municipal terá dedicação exclusiva e será responsável por criar, conduzir, avaliar e revisar a política municipal de segurança pública, em articulação com os demais órgãos da Prefeitura.


A Prefeitura paga esse salário, mas na prática a ineficiência continua. Ontem, aconteceu a demonstração do descaso da Guarda Municipal. Não tinha guarda municipal na creche municipal que foi invadida em Vicente de Carvalho. A Guarda não cumpre a função de proteger o patrimônio. Só não foi pior que o massacre de Realengo, onde também não tinha Guarda Municipal.