Com enredo baseado nas crenças voduns de povos africanos e na força das mulheres guerreiras, a Viradouro é a campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro 2024. A Porto da Pedra foi rebaixada para a Série Ouro.
O resultado vem confirmar o favoritismo e soltar o grito de campeã que estava preso na garganta dos componentes da escola: em 2023 a agremiação ficou em segundo lugar e, em 2022, ocupou a terceira posição.
A confirmação do título veio na penúltima nota do último quesito. Com 270 pontos no total, a escola conquistou todos os pontos possíveis, ficando sete décimos à frente da vice-campeã, Imperatriz.
Última a passar pela avenida no segundo dia de desfiles do Grupo Especial, a vermelha e branca de Niterói começou chamando atenção pela comissão de frente, onde uma enorme serpente surgia entre o balé e deslizava pelo chão da Sapucaí.
Punição
E foi justamente a comissão de frente, que levou nota 10 de todos os jurados, que causou polêmica contra a escola. A apuração começou sob tensão relacionada ao pedido de punição contra a Viradouro. A direção da Grande Rio, da Imperatriz Leopoldinense, Beija-Flor e da Mocidade enviaram à Liesa um documento alegando que a escola de Niterói violou a regras de manter, no máximo, 15 componentes aparentes na comissão de frente.
Ao anexar imagens que comprovariam a infração, a Grande Rio citou no documento o artigo 26 do regulamento da competição, que diz que cada escola deve “desfilar com o limite mínimo de 10 (dez) e até o máximo de 15 (quinze) componentes na Comissão de Frente”.
A Liesa, por sua vez, informou que vai analisar o recurso e dará um veredito final sobre punição à escola de samba de Niterói até esta quinta-feira (15), o que poderia fazer com que a decisão sobre a campeã do Grupo Especial do carnaval 2024 fosse parar na Justiça.
Mas a escola não corre o risco de perder o título, já que a sanção para o caso seria de 0,5 ponto.
Apuração
As escolas que desfilaram nas noites de domingo e segunda-feira de carnaval foram avaliadas por 36 jurados, sendo 4 de cada quesito e a menor nota de cada um descartada. A ordem de abertura dos envelopes dos critérios foi Alegorias e adereços, Bateria, Evolução, Mestre-sala e porta-bandeira, Comissão de frente, Enredo, Harmonia, Samba-enredo e Fantasias.
Viradouro, Grande Rio e Vila Isabel permaneceram empatadas até a leitura do quinto quesito. Na leitura das notas sobre Enredo a parcial começou a inverter, com a Grande Rio perdendo décimos em todos os jurados.
Classificação geral
Viradouro: 270
Imperatriz : 269,3
Grande Rio: 269,2
Salgueiro: 269,0
Portela: 268,9
Vila Isabel: 268,8
Mangueira: 269,8
Beija-Flor: 268,5
Paraíso do Tuiuti: 268,3
Mocidade Independente de Padre Miguel: 267,2
Unidos da Tijuca: 265,7
Porto da Pedra: 264,9
As seis primeiras escolas voltam à Avenida no sábado (17), no desfile das campeãs.