A Comissão da Pessoa com Deficiência, da Assembleia Legislativa (Alerj), vai realizar nesta sexta-feira (02) uma vistoria para verificar as condições de acessibilidade para o megashow da cantora americana Lady Gaga, marcado para este sábado (03), na Praia de Copacabana.
Segundo o presidente da Comissão, deputado Fred Pacheco (Mobiliza), o objetivo será verificar se a legislação estadual que garante os direitos das pessoas com deficiência (PCDs) está sendo cumprida.
“Para além das fiscalizações de segurança, que são fundamentais, é preciso garantir que as leis que asseguram o acesso das pessoas com deficiência estejam sendo respeitadas. Um espetáculo desse porte, gratuito, é para todos — inclusive para quem historicamente enfrenta barreiras para participar. Viemos aqui para garantir isso”, afirmou o parlamentar.
Comissão vem conversando com organização do show de Lady Gaga
Houve conversas prévias da comissão com os organizadores do show. A ideia inicial era de que a fiscalização tivesse sido realizada no último dia 30 de abril. No entanto, um desencontro de agenda dos responsáveis pelo espetáculo adiou a missão parlamentar.
“Vamos observar as condições a pouco mais de 24 horas do show. Contamos com os organizadores no sentido de que, em caso de falhas no cumprimento da legislação de acessibilidade, as correções sejam feitas. A comissão vai observar tudo”, acrescentou Fred Pacheco.