O governo do estado ampliou o horário de policiamento da Operação Verão neste fim de semana, em toda a orla da capital, até às 22h. A medida, implementada pela Secretaria de Estado de Polícia Militar, visa oferecer mais segurança aos banhistas, que têm permanecido nas praias durante a noite.
Mais de 1.620 policiais militares foram escalados para atuar na orla das Zonas Sul e Oeste neste fim de semana. Eles também estão nos principais terminais de transportes públicos que têm linhas de ônibus de acesso às praias. A operação conta ainda com o reforço do Carro Comando da PM, que está baseado na região do Arpoador e acompanha toda a movimentação nas praias de Botafogo, Flamengo, Leme, Copacabana e Ipanema.
No fim de 2024, a corporação inaugurou as novas salas de monitoramento dos batalhões de Copacabana (19° BPM) e do Leblon (23° BPM), que tem acesso em tempo real às imagens das câmeras de segurança de diferentes pontos da orla da Zona Sul do Rio, permitindo, inclusive, o acompanhamento da movimentação na faixa de areia das praias.
A ação na capital concentra um efetivo na faixa entre o Leme e o Pontal, que conta com o emprego de cavalos do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e cães do Batalhão de Ações com Cães (BAC). O patrulhamento reforçado também contempla as ruas internas dos bairros das zonas Sul e Oeste.