ATUALIZAÇÃO às 18h14 para inclusão de resposta da Prefeitura de Itaguaí
O prefeito interino de Itaguaí, Haroldo Jesus (PDT), iniciou o ano exonerando mais de 2 mil servidores comissionados. Na mesma velocidade em que promoveu a demissão em massa, anunciou dois parentes como secretários de seu governo provisório.
São eles Zélia Maria Correia, sua tia, irmã da mãe do interino, anunciada como nova secretária de Educação, mas ainda não oficialmente nomeada; e Luís Roberto Jesus Segundo, seu irmão, que comanda a secretaria de Saúde. Luís e Haroldo são filhos do ex-deputado Beto da Reta.
Haroldinho, como é conhecido, está no cargo com prazo de validade. Afinal, em 4 de fevereiro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai julgar o recurso do ex-prefeito Rubem Vieira, o Dr. Rubão (Podemos), que foi o mais votado em 2024, mas teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE).
A oposição e o Ministério Público Eleitoral (MPE) foram à justiça alegando que seria um terceiro mandato. Como presidente da Câmara dos Vereadores, em 2020, Rubão assumiu mandato-tampão, de menos de seis meses, após a cassação do prefeito e do vice. Foi eleito prefeito naquele ano e tentou a reeleição em 2024.
Prefeitura defende nomeações
O TEMPO REAL procurou a Prefeitura de Itaguaí e perguntou sobre o caso. O município afirmou que Luís Roberto Jesus Segundo é formado em Medicina, bacharel em Administração e possui qualificação e experiência compatíveis com o cargo que exerce no momento. Disse que o fato de o secretário ser irmão do prefeito interino contribui apenas para que o pré-requisito de confiança que o cargo exige seja contemplado.
A Prefeitura de Itaguaí informou também que Zélia Maria Correia ainda não foi nomeada secretária de Educação, mas o será em breve e tem qualificação compatível com o cargo. Ela é formada em Ciências Sociais e pós-graduada em Gestão Escolar. Por fim, o município afirmou que o parentesco do secretário e da futura secretária não significam favorecimento ou nepotismo, pois essas escolhas em pastas essenciais baseiam-se em critérios de qualificação e experiência profissional.