Fruto de emenda parlamentar de R$ 5 milhões destinada pelo deputado federal Eduardo Bandeira de Mello (PSB) ao Fundo Municipal de Saúde, a construção da Clínica da Família Fernando William, mais conhecida como a Clínica da Família de Alcobaça, em Anchieta, foi anunciada em abril, durante uma reunião entre o parlamentar e o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz. Na ocasião, Soranz apresentou o projeto arquitetônico e detalhou os serviços que serão oferecidos na nova unidade.
Acontece que outro deputado federal, Luciano Vieira (Republicanos), correu para anunciar, nas redes sociais, a cerimônia de lançamento da “pedra fundamental” da obra, marcada para esta terça-feira (24).
“Agradeço ao prefeito Eduardo Paes pela parceria e ao amigo secretário de Saúde, Daniel Soranz, que está junto conosco nesse projeto tão importante, cuidando da saúde da nossa população”, diz a legenda do vídeo em que Luciano anuncia o início das obras, também ao lado de Soranz. “Você é meu convidado para este momento especial. Nós vemos lá!”, conclui.
Treta da Clínica da Família chegou a outros integrantes da bancada
A postagem de Luciano não provocou mal estar apenas com Bandeira de Mello. A deputada federal Laura Carneiro (PSD) também não gostou da “trairagem” e cobrou explicações.
O secretário de Saúde tenta se esquivar da treta. Explica que levou o portfólio das novas Clínicas da Família à bancada federal do Rio, pedindo a ajuda dos deputados. Bandeira de Mello, Laura, Luciano, Pedro Paulo (PSD) e ele mesmo — que também é deputado federal licenciado — foram alguns dos parlamentares que destinaram recursos de emendas à construção de novas unidades.
Mas confirma que, efetivamente, quem destinou à Alcobaça foi o colega do PSB. Sobre o fato de gravar o vídeo ao lado de Luciano, Soranz brinca.
“Quero ver todo mundo feliz”, diz.
Luciano Vieira trabalha para eleger a irmã, Helena, candidata a vereadora pelo PSD de Soranz e Eduardo Paes. A base eleitoral da família Vieira é a Zona Norte, e inclui o bairro de Anchieta, onde será construída a nova clínica.
Nesta segunda-feira, véspera do lançamento da “pedra fundamental”, Bandeira de Mello, o verdadeiro padrinho da obra, recebeu em seu gabinete, no Centro do Rio, líderes comunitários de Anchieta, que agradeceram o início da obra e discutiram outras demandas locais.
Bandeira optou por não comparecer ao evento para evitar constrangimentos, ressaltando o verdadeiro foco do projeto.
“O que realmente importa é que a emenda do nosso mandato vai transformar a vida de mais de 200 mil pessoas que moram na região e precisam de atendimento público de saúde. As Clínicas da Família são parte essencial da reforma da Atenção Primária no Rio de Janeiro, uma prioridade da gestão do prefeito Eduardo Paes. O modelo foca na prevenção, promoção da saúde e diagnóstico precoce, sendo capaz de resolver até 85% dos casos atendidos, o que contribui para desafogar os grandes hospitais da cidade”, concluiu.