A sede Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, Região Central da cidade, é palco da edição de junho da Feira Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais, nesta quinta-feira (06). O evento começou às 9h e segue até 17h.
Ao todo, 20 barracas de empreendedores de nacionalidades distintas oferecem produtos e comidas típicas de suas terras de origem. Todos eles, atualmente, vivem no Rio, mas vieram de países como Angola, Argentina, Colômbia, Congo, Chile, Haiti, Senegal e Venezuela.
O destaque desta edição é a nova barraca de brinquedos artesanais “Aprendiendo Brincando”, do venezuelano Reinaldo Martínez, que une o lúdico à cultura tradicional do país latino-americano.
Ja a barraca Mundo Multicultural, organizada pelos alunos do Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI), possui opções de refeições que vão desde o menu italiano completo até o alfajor argentino, passando por guloseimas típicas do mundo árabe e especialidades ucranianas.
Há também as famosas arepas venezuelanas e a culinária típica do Congo, preparada pelo Chef Kimberly, incluindo o mangachu, bebida típica do Congo feita à base de gengibre.
Para o Secretário Especial de Cidadania, Leandro Pereira, o evento é essencial pelo seu caráter multicultural e por permitir ao Imigrante um sentimento de pertencimento ao Rio de Janeiro.
“A feira Refúgio em Foco já entrou para o calendário da cidade. É um espaço precioso para empreendedores que vivem em nosso município, tanto no que se refere à troca cultural quanto para dar maior visibilidade ao seu trabalho”, conclui.