A segunda dose da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos começa a ser aplicada nesta quinta-feira (23. A imunização estará disponível nas 238 unidades de Atenção Primária da cidade do Rio a partir das 14h.
A vacina poderá ser aplicada em crianças e adolescentes que tomaram a primeira dose há pelo menos três meses. O calendário da segunda dose seguirá de acordo com a data da primeira aplicação.
Para receber a vacina, o menor deve estar, preferencialmente, acompanhado de um responsável, e apresentar documento de identidade e comprovante de vacinação, caso disponível. Os que contraíram dengue recentemente devem esperar seis meses após o início dos sintomas para então poderem receber o imunizante.
A vacina só não é indicada em casos de alergia grave a um componente específico do produto ou que apresentou esse quadro em aplicação anterior; além de indivíduos imunocomprometidos, com infecção por HIV sintomática, e gestantes em período de amamentação.
A campanha de vacinação contra a dengue para essa faixa etária, que apresenta maior risco de hospitalização por complicações da doença, começou em 23 de fevereiro. A primeira etapa da campanha aplicou mais de 130 mil doses do imunizante. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a segurança e eficácia da vacina, aprovada pela gência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).