O Palácio Tiradentes volta a ficar movimentado a partir da próxima semana. O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Guilherme Delaroli (PL), marcou para a próxima terça-feira (03) a retomada da atividade parlamentar após o período de recesso, que começou em dezembro.
A solenidade de abertura do novo ano no Legislativo está marcada para começar às 14h. A cerimônia também vai contar com a apresentação do plano de governo do Poder Executivo fluminense para o ano de 2026.
Delaroli vai estar no comando do governo estadual na semana de retorno da Alerj
O retorno foi assinado por Delaroli em publicação do Diário Oficial desta quinta (29). A semana vai ser movimentada para o presidente em exercício. A previsão é de que ele assuma o governo estadual de forma temporária um dia antes da retomada na Alerj, na segunda (02).
O governador Cláudio Castro (PL) vai estar em viagem na Europa durante a semana; ele só deve voltar ao Rio no dia 8 de fevereiro. Como seu antigo vice, Thiago Pampolha, renunciou e o presidente titular da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), foi afastado pelo Supremo Tribunal Federal, quem assume o cargo é o presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Couto.
No entanto, Couto também está em viagem marcada e deve deixar o Rio no próximo domingo (01). Com isso, Delaroli é o próximo na linha de sucessão e deve responder pelo estado durante uma semana. Será a primeira passagem do deputado pela cadeira de governador.


