A Prefeitura do Rio lançou, no Diário Oficial desta segunda-feira (10), uma nova versão do cartão de estacionamento para pessoas idosas, que permite o uso de vagas exclusivas. A credencial, válida em todo o território nacional, foi regulamentada por resolução da Secretaria de Transportes, e os cartões antigos permanecem válidos até a data de vencimento.
O documento poderá ser usado por cidadãos com 60 anos ou mais, tanto para dirigir quanto como passageiros de veículos que estacionarem em vagas sinalizadas para idosos. A credencial deve ser colocada sobre o painel, com a frente virada para cima. Ela garante isenção do pagamento em vagas públicas sinalizadas, mas não se aplica a estacionamentos privados ou rotativos pagos.
Como solicitar o novo cartão de estacionamento para idosos
A emissão da credencial seguirá as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e será realizada pelo órgão de trânsito do município onde o beneficiário reside. Para solicitar o cartão, o idoso pode optar por duas formas: pela internet, no portal carioca.rio, ou presencialmente, em um dos postos de atendimento:
- Estácio – Rua Dom Marcos Barbosa, nº 2, Loja 1
- Centro – Rua do Riachuelo, nº 257, Térreo
- Engenho Novo – Rua Vinte e Quatro de Maio, nº 931, Fundos (XIII R.A.)
- Ilha do Governador – Rua Orçadas, nº 435, acesso pela Rua Escritora Eneida de Moraes, ao lado do Ilha Plaza
- Irajá – Av. Monsenhor Félix, nº 512 (XIV R.A.)
- Praça Seca – Praça Barão da Taquara, nº 9 (XVI R.A.)
- Bangu – Rua Fonseca, nº 240, 2º Piso, Shopping Bangu (Poupa-Tempo)
São necessários os seguintes documentos: requerimento à Coordenadoria de Regulamentação e Infrações Viárias (CRV), cópia da identidade com CPF e comprovante de residência atualizado. A segunda via pode ser solicitada em caso de perda, roubo ou dano da credencial original.




Mas o Senatran não expediu uma credencial nacional?
E quanto às vagas para pessoas especiais? Com algum problema de locomoção, também foi alterado?
cartão gratuidade idoso, com data de validade era brincadeira, como também gratuidade em jogos de futebol idosos e deficientes, ter q fazer cadastro, pra dificultar a entrada do idoso, e tanta burocracia q o idoso e deficiente desiste, poderiam facilitar mostrou a identidade comprovou entrou, como também essa vans não aceitam o cartão de idosos, mesmo. com as maquininhas do Jae, eles conseguiram bloqueia as maquininhas, dizem q a prefeitura não paga gratuidade,kkkj
Data de validade??? Uma vez idoso, pra sempre idoso… Piada kkkk
Bom dia!
Tem que ter foto e fiscalização terceiros estão usando o cartão dos credenciados.
Não deveria ter vaga marcada para idoso e PCD, deveria ser permitido parar em qualquer vaga com o cartão .
É uma vergonha, ser idoso no Brasil é um fardo.
Recebe parcas migalhas depois de trabalhar uma vida inteira contribuindo.
É humilhado e fica a mercê de serviços medíocres.
Uma vergonha nascer neste pais
Cartão inútil. As vagas públicas já estão , há décadas , nas mãos dos ‘Flanelinhas’ e ninguém os combate. Quando a Guarda Municipal os combatiam, era acusada de truculência, agora a GM se cansou e largou de mão. Por outro lado, nos estabelecimentos privados, nenhuma benesse para o idoso. O fato do cartão ter validade, era o absurdo dos absurdos. Será que com o passar do tempo , o idoso deixaria de ser idoso?
Mais uma falácia do ‘Dono do Rio !