Alguns dias após a Câmara Municipal do Rio aprovar o aumento no número de táxis nas ruas, a Câmara de Niterói também recebeu um projeto que propõe colocar novos táxis na rua por lá. O projeto enviado pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT) não necessariamente altera o número de carros, mas propõe renovar a frota da cidade e financiar novos automóveis para os taxistas.
Batizado “Niterói Táxi Novo”, o programa foi enviado para avaliação dos vereadores de Niterói nesta quinta (23). A proposta prevê financiamentos subsidiados pela Prefeitura com prazo de amortização de até 60 meses, período de carência de até 4 meses e juros de 0% ao ano para permissionários do serviço de táxi em Niterói.
Projeto prevê linhas de créditos específicas para táxis
O condutor terá que estar em situação regular com a Prefeitura e o Detran para receber o incentivo na aquisição de automóveis novos ou seminovos. A iniciativa também prevê linhas de crédito específicas, incluindo para carros elétricos e adaptações para transporte de cadeirantes. A alienação fiduciária do veículo será usada como garantia para o financiamento.
“Essa é uma demanda importante para a cidade, com impactos na segurança da população e dos motoristas. Também vai impactar o comércio e a economia locais. É um aporte para modernizar a frota e melhorar a qualidade do serviço prestado. Vamos apoiar os taxistas”, disse o prefeito. O projeto, agora, aguarda votação na Câmara.


Parabéns à Prefeitura de Niterói pela iniciativa! 👏
Renovar e apoiar a frota de táxis é um passo importante, mas é preciso lembrar que hoje o cenário do transporte urbano é dominado pelos aplicativos — e há diferença clara entre Uber e 99, especialmente na manutenção e qualidade dos veículos. 🚘
O ideal seria garantir condições equilibradas entre táxis e aplicativos, com tarifas justas, veículos em bom estado e manutenção rigorosa. Assim, toda a cidade ganha em mobilidade, conforto e segurança. Transporte é setor estratégico e precisa de atenção constante do poder público. ✅🇧🇷