Autor do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (Pelom) que vai permitir armar a Guarda Municipal, o vereador Dr. Gilberto (SDD) vai protocolar o novo texto na manhã desta quinta-feira (27). No Diário Oficial, o prefeito Eduardo Paes (PSD) retira o texto que havia enviado à Câmara do Rio.
Para não precisar iniciar o trâmite do zero, o parlamentar passou as últimas horas recolhendo as assinaturas de todas as comissões por onde o texto deveria passar — que vão virar co-autoras do projeto.
Assim, o Pelom poderá seguir diretamente ao plenário.
Projeto da Guarda Municipal só entra em votação quando todos os vetos forem avaliados
Claro, quando a Câmara do Rio conseguir limpar a pauta repleta de vetos do prefeito Eduardo Paes (PSD). Ainda restam uns 30 a serem analisados.
E, como se sabe, vetos trancam a votação.
Se o prefeito é os vereadores não fizeram nada e retirarem todo esse projeto absurdo da Câmara, já estaram fazem um bem maior a população e a GM-RIO.
Deixem para que em tempo oportuno um outro prefeito que respeite a Constituição Federal resolva esse assunto.
A Câmara tá preocupada com secretarias verbas e indicações e o prefeito atual quer ser governador.
Tá na cara que isso ia ser uma farofada só!
Políticos amadores.
O que se precisa pedir a esses vereadores é transparência desse projeto,pois estão dizendo nos bastidores,que esse projeto segue a mesma linha do prefeito Eduardo paes,onde gastaram quase 800 milhões para colocar juntamente com os guardas municipais,oficiais da reserva temporários,eles não querem ultilizar somente os 7500 homens da guarda municipal,vão abrir os cofres para gastar uma fortuna com oficiais da reserva,muito cuidado que pode ter pegadinha nesse projeto,muito gabite de emprego e dinheiro gasto de maneira desnecessária quando se já tem a sua guarda municipal que pode ajudar ao combate do crime de pequeno porte e deixar para os fiscais da prefeitura a organização e o combate a ambulantes.
Manaus toda a Guarda Municipal é ARMADA, fizeram cursos treinamentos, tem até 9 pistolas 9mm, submetralhadora e fuzil, ….até Helicóptero….lancha….
Guarda Municipal Armada.
O prefeito Eduardo Pães tem que tomar coragem e resolver logo este impasse.
Se ele pretende se candidatar para governo do estado, está aí chance de deixar um legado.
Ele não pode deixar aproveitar está grande chance de ganhar a eleição com o pé nas costas.
Ad estatísticas mostram que municípios que tem sua GCM armada reduzem em 63% os índices de violência, são Paulo é exemplo de segurança pública smart Sampa é modelos de segurança pública, foram mais de 3 mil bandidos tirados de circulação, smart Sampa e GCMs guarda cívil municipal, desenvolve um ótimo trabalho.
Se o prefeito é os vereadores não fizeram nada e retirarem todo esse projeto absurdo da Câmara, já estarão fazem um bem maior a população e a GM-RIO.
Deixem que em tempo oportuno outro prefeito que respeite a Constituição Federal resolva esse assunto.
A Câmara tá preocupada com secretarias verbas e indicações e o prefeito atual quer ser governador.
Tá na cara que isso ia ser uma farofada só!
Políticos amadores.
Se a justiça não em São Paulo não está deixando a GCM mudar o nome para polícia municipal, imagino eu que aqui no Rio de janeiro não vai autorizar a mudança de guarda municipal para força municipal. Porque é inconstitucional o que está na constituição federal é GUARDA MUNICIPAL o que esse prefeito não entendeu anda. Prefeito busca as últimas contratações de agente penitenciário,polícia civil, polícia Militar e bombeiros o senhor verá que um monte de GUARDAS MUNICIPAL QUE O SENHOR FALA QUE NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA USAR ARMAS LETAIS ENTRADO NESTAS INSTITUIÇÕES E SÓ FAZER UM LEVANTAMENTO .
E TEM NÓS SÓ QUEREMOS TRABALHAR E O SENHOR QUERENDO NOS ATRAPALHAR.. TUDO PELA SEGURANÇA DA POPULAÇÃO E VISITANTES.
A população da cidade do Rio de janeiro deveria ser estudada pela nasa, eles querem uma guarda preparada sem treinamento e ficam com esse mi-mi-mi de ” despreparados” eles só acham tráfego e milicianos preparados e a câmara espelha essa população são medíocres em análise, as cidades mais seguras do Brasil têm guarda municipal armada ,nos Estados Unidos tem 16 policias atuando .Bom essa é a visão medíocre de Países de terceiro mundo de uma civilização miscigenada não para melhorar culturalmente e nem em sentido de cidadania e organização.
Importante que a Guarda Municipal deixe, de uma vez por todas, atividades voltadas contra camelôs! Que realmente se empenhem na atribuição de segurança pública de fato!
Infelizmente o Direitos Humanos atuam para defender pessoas as margens da lei. As pessoas honestas, trabalhadoras não dão nem a mínima que estão sendo tirando sua liberdade, direito de ir vir e expulsando pessoas da suas casas impondo as suas leis. Criando território as custas de uma ADPF que para passar em locais dominados tem que avisar. para que não tenha ostensividade de um policiamento para proteger a população. Em outros Países a Guarda Metropolitana ou Municipal são armadas e respeitada, aqui somente querem falar mau. E não fazer nada.
Basta uma canetada do prefeito clamamos por segurança municipal através da guarda municipal do rio de janeiro estive em São Paulo a guarda de lá faz um excelente trabalho na segurança pública, tenho certeza que a guarda do rio poderá ajudar sim nos pequenos delitos e prevenção de pequenos assaltos e dando mas segunca a nos cidadão para ir e vir .
Prefeito e esses vereadores estão loucos , a GM não tem a mínima condição de ser armada. São abusado despreparados e isso já está na cultura desde sua formação.
Guarda tem que ser armada . Combater bandido com cassetete ou spray só maluco .
O problema e que o prefeito não se importa com a segurança, a guarda municipal do Rio já era para está armada a muito tempo, ele está no quarto mandato dele, o que ele fez pela segurança, NADA, ainda quer ser governador
E só cumprir a Lei 13.022 e a CF é melhor aceitar que dói menos. GCM Rio. Juntos somos mais fortes 💪
Você está certíssimo, só quem está preparado são os bandidos. A Guarda ainda vai ser preparada!
Bom dia , o efetivo da guarda municipal é pequeno, não temos fiscalização em nenhum lugar , motos elétricas passando em ciclovias e nas calçadas em toda a zona sul , com esse projeto vai acabar com a fiscalização que já é precária
É lamentável a falta de compromisso do prefeito Eduardo Paes com a segurança pública doutor Gilberto parabéns pelo seu compromisso com o servidor da guarda municipal e os municípes que clamam por uma segurança pública eficaz no município do Rio de Janeiro.
Sou da GCM SP e lhes digo que a GM Rio desarmada não consegue contribuir a contento com a segurança da cidade, esse papo de despreparado é um narrativa vazia… Pq todos os Agentes da GM Rio tem que passar por um curso e testes prático de manuseio e tiro real, pois é uma exigência da Polícia federal para liberar o porte de armas, também tem que passar em testes psicológicos exigidos para liberação do porte só então poderão estar portando arma de fogo e contribuindo sim de fato com a segurança da cidade do Rio de janeiro, aqueles agentes que não forem aprovados não portarão armas de fogo. E ficar usando a GM Rio para correr atrás de camelô é um retrocesso.
Sei não vai ter que ter muito treinamento porque 60 por cento dos guardas se acham os deuses já pensou com uma arma na mao misericórdia.OBS: se me lembro bem a guarda foi criada para ficar na escolas e repartições públicas para liberar os polícias militares e nunca vi isso acontecesse a não ser correndo atrás de camelo ou em reboque multando e rebocando carros.
Se for criar ou transformar a GM Rio em Guarda Armada , deve respeitar inclusive quem aposentou sem ter seus direitos respeitados , fazer com exigência de prova de títulos, inclusive aos Aposentados. A gestão pública sempre covarde! Joga sujo e escalava guardas para situação de risco de morte sem qualquer tipo de respeito ! Depois os guardas identificados por vagabundo nas ruas , eram mortos e suas famílias expostas . Como o crime tomou conta da Cidade e policiais estão envolvidos , a saída é ter uma guarda armada para diminuir a bandalheira …Para armar , tem que exigir muito ! Conceder porte a sequelado , não resolve e o mais grave é depois de expor servidores por mais de 20 anos numa função de risco, aposenta sem.paridade e sem isonomia…Que coisa suja esta sendo tramada pela classe politica !
Se não bastasse PM e uma porrada de Bombeiros folgados e sem preparo prá portar arma de fogo e agora estão querendo armar a guarda municipal,mais gente prá fazer merda e andar metidos em milícia esses políticos realmente não tem o quê fazer e quando procuram só fazem merda,tanta coisa prá fazer e eles preocupados com arma na mão de uma guarda municipal totalmente despreparada.
O Senhor ao nascer, já devia ser capacitado, preparado, letrado, poliglota. Um verdadeiro alienígena, o policial militar foi capacitado e preparado, assim, como outras forças que estão na Constituição Federal de segurança pública, precisamos sim, da Guarda Municipal, com preparo e capacitado para ser mais, uma força para o combate à criminalidade. Ou o Senhor está feliz com a atual conjuntura?
Arma, a guarda municipal do Rio não é a boa opção Eles não estão preparados desde sua fundação em 1993 que aguarda está despreparada Eles são muito problemáticos sou totalmente contra
Quero saber como fica o plano de carreira dos Guardas Municipais depois de aprovar o armamento, já que a intenção é mudar o nome da instituição para colocar os chegados do prefeito.
O prefeito Eduardo Paes quer sucatear a GM-RIO colocando um cavalo se tróia neste projeto, o que o prefeito quer é alterar o nome de Guarda Municipal para Força Municipal de Segurança e além disso contratar comissionados para trabalharem armados sem o devido preparo
O rio de janeiro clama por um prefeito que lute pela segurança e Esse prefeito pode acabar criando uma nova milicia pois vão ser contratado por 8 anos ou seja vão ter todo o treinamento e depois vão ser dispensados vcs viram a reportagem que tem policial e ex policial que dão treinamento para traficante pois é é isso que tá arriscado a acontecer ou seja o que tá ruim pode piorar onde já se viu investir em segurança temporária se já tem uma corporação esperando está oportunidade, muita ganância muita poeira embaixo dessa história.
O problema maior é que os guardas não querem armas aí fica difícil caso aconteça será mais uma instituição omissa