A principal adutora responsável pelo fornecimento de água ao Complexo do Alemão e bairros vizinhos, como Ramos, Bonsucesso, Olaria, partes de Higienópolis e Inhaúma, na Zona Norte do Rio, rompeu na manhã desta quinta-feira (16). A Estrada do Itararé, uma das principais vias de acesso ao complexo, foi fechada e pelo menos seis linhas de ônibus tiveram que alterar a rota.
Entre as linhas afetadas estão a 312 (Olaria x Candelária (via São Cristóvão); 621 (Saens Pena x Penha via Grajaú – Itararé); 622 (Saens Pena x Penha via Itararé – Meier – Grajaú); 623 (Sans Peña x Penha – Circular); 628 (Nova América x Penha) e 908 (Guadalupe x Bonsucesso). A linha 908 realiza o desvio pela Avenida Itaoca, já as demais seguem a rota alternativa pela Rua Uranus
O vazamento de água começou ainda na noite de quarta-feira (15), na altura da Rua Régio, até eclodir nesta manhã. O Centro de Operações Rio emitiu um alerta de atenção para pedestres que passarem pelo local.
As equipes da Águas do Rio atuam no local tentando realizar reparos, mas ainda sem sucesso. Segundo a concessionária, as condições do local são “adversas” e o conserto acabou revelando-se muito mais complexo do que o esperado.
A previsão é que o reabastecimento de água seja feito de forma gradual após o fim do reparo, previsto para a noite desta quinta. A empresa pede que os clientes economizem água e priorizem seu uso em tarefas essenciais.