O esquema especial de trânsito para o réveillon de Copacabana deste ano, apresenta uma novidade. Pela primeira vez, o bloqueio completo da Avenida Atlântica será antecipado. Além do habitual fechamento da pista da praia a partir das 7h, em 31 de dezembro, as faixas junto aos prédios também serão bloqueadas ao tráfego a partir das 8h. Em anos anteriores, esse fechamento só ocorria na parte da tarde.
Segundo a CET-Rio, ao todo serão 300 agentes na operação de trânsito, sendo 220 pessoas em Copacabana, entre operadores e apoiadores de tráfego. Eles terão apoio de 59 motocicletas e 26 viaturas operacionais, tudo para manter o fluxo na região, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários.
Serão instalados 600 galhardetes e 460 placas de proibição de estacionamento em Copacabana e bairros vizinhos com o objetivo de alertar os motoristas sobre as mais de 3.000 vagas suprimidas na região. Também serão utilizadas 40 faixas de orientação e 31 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as alterações no trânsito, os horários e locais dos bloqueios, as restrições de estacionamento, além das condições do tráfego.
Técnicos da CET-Rio que atuam no Centro de Operações Rio (COR) farão o monitoramento de toda a cidade, implantando os ajustes necessários na programação dos semáforos, em função das condições do trânsito em cada momento. Além disso, os reboques serão posicionados em pontos estratégicos das principais vias para desobstrução rápida em caso de acidentes.
Principais interdições
A partir da meia-noite de 31 de dezembro
– Proibido o acesso e estacionamento de veículos de fretamento (ônibus, micro-ônibus e vans) nos bairros de Copacabana e Leme.
A partir das 6h de 31 de dezembro
– Bloqueio da Rua Siqueira Campos no trecho entre a Praça Vereador Rocha Leão e a Ladeira dos Tabajaras.
A partir das 7h de 31 de dezembro
– Bloqueio da pista da Av. Atlântica junto à orla, no trecho entre a Rua Francisco Otaviano e a Av. Prado Jr. para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados.
– Bloqueio da pista da Av. Delfim Moreira junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados;
– Bloqueio da pista da Av. Vieira Souto junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados;
– Inversão da mão de direção na Av. Atlântica na pista junto às edificações, também como ocorre aos domingos e feriados.
A partir das 8h de 31 de dezembro
– Interdição total da Av. Atlântica, em toda a sua extensão (inclusive no trecho do Leme), incluindo a pista junto às edificações e todos os seus acessos.
A partir das 18h de 31 de dezembro
– Interdição da Av. Infante Dom Henrique, em ambos os sentidos, no trecho correspondente à área de lazer do Aterro do Flamengo.
A partir das 19h30 de 31 de dezembro
– Bloqueio dos acessos a Copacabana: Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho e Enseada de Botafogo;
– Mantida a interdição da área de lazer do Aterro do Flamengo após às 18h;
– Bloqueio da Enseada de Botafogo, conectando ao bloqueio do Aterro;
– Implantação de reversível na pista junto às edificações nas avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto, o que permitirá o acesso organizado dos ônibus ao terminal que será montado em Ipanema para escoamento do público na saída do evento;
– Ônibus de linhas regulares terão acesso permitido até às 22h.
A partir das 22h de 31 de dezembro
– Bloqueio total dos acessos a Copacabana para todos os tipos de veículos;
– Interdição da Av. Vieira Souto, pista junto às edificações, com acesso permitido exclusivamente para os ônibus de linhas regulares que utilizarão o terminal que será montado no local.
Liberação das vias
A partir das 5h do dia 1º de janeiro
– Os acessos à Copacabana serão liberados para todos os veículos, permanecendo a interdição da Av. Atlântica, no trecho entre a Rua Francisco Otaviano e a Av. Princesa Isabel, em ambas as pistas;
– A pista junto à orla das avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto permanecerão interditadas;
– Será desfeita a reversível na pista junto às edificações das avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto que voltarão ao seu sentido normal de circulação;
– Serão liberados o Aterro do Flamengo e a Enseada de Botafogo, em ambos os sentidos.
A partir das 10h do dia 1º de janeiro
– Será aberta a pista das edificações da Av. Atlântica, funcionando com a mão invertida (sentido do Posto 6 para o Leme), como ocorre aos domingos e feriados.