A Prefeitura do Rio, através da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), abre nesta quarta-feira (24) uma consulta pública para a população dar sugestões sobre a licitação de concessão de seis parques públicos da cidade do Rio à iniciativa privada, por um valor de R$ 1,2 bilhões.
A empresa vencedora ficará a cargo da limpeza, segurança e manutenção dos espaços, com objetivo de reduzir esse custo para os cofres públicos. O acesso aos seis parques: de Madureira e Orlando Leite (Cascadura), na Zona Norte; Dois Irmãos (Leblon), Parque da Cidade (Gávea) e Garota de Ipanema (Arpoador), na Zona Sul; e Pinto Teles (Vila Valqueire), na Zona Oeste, continuará gratuito.
Deverá ser mantido ainda o perfil dos parques, ou seja, se há uma área verde explorada pela população ou se o espaço recebe atividades de esporte, música e lazer, isso tudo terá de ser preservado pelas empresas. O edital é da Prefeitura do Rio em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O contrato será de 30 anos.
As regras para participar da licitação e as intervenções necessárias em cada um desses espaços também estarão na minuta de edital divulgada nesta quarta-feira (24)