A Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) fiscalizou nesta segunda-feira (28), 26 postos de combustíveis, um produtor de etanol e dois produtores de biodiesel nas cidades de Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Porto Real, Queimados, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes e Volta Redonda, além da capital.
Na cidade do Rio, a força-tarefa da ANP com o Ipem-RJ e a Naturgy, interditou um posto localizado na Estrada Pau Ferro, 1128, em Freguesia, Jacarepaguá. O posto foi alvo de auto de infração e sofreu interdições de seis bicos de GNV por “imperfeito estado de funcionamento”.
Ainda nessa força-tarefa, outro posto, na Avenida Brasil, 5085, em Bonsucesso, sofreu interdição parcial, de tanque e bicos de óleo diesel B S10 aditivado com “indício de não conformidade”, devido ao aspecto, sendo coletadas amostras para confirmação em laboratório.
Em outras três ações realizadas somente pela ANP no município do Rio, dois postos — o primeiro na estrada Engenho da Pedra, 755, Olaria e o segundo na Avenida Édison Passos, 172, no Alto da Boa Vista — receberam autos de infração por não efetuarem o controle de drenagem dos tanques de óleo diesel e por não identificar na bomba a origem do combustível.
No estado, foram coletadas 23 amostras de combustíveis para análise em laboratório.
Postos autuados na Baixada Fluminense
A ANP também atuou, em parceria com o Procon/RJ e o Comando de Polícia Ambiental (CPAM) da Polícia Militar/RJ, em Belford Roxo. O posto na Avenida Presidente Kennedy, S/N, Lote XV, foi alvo de auto de infração e interditado totalmente por falta de autorização para o exercício da atividade e por fornecer menos combustível do que o registrado em equipamentos abastecedores (chamado de bomba baixa).
Um segundo posto, na Avenida Governador Leonel De Moura Brizola 0, Lote 15, Quadra 4, Km 11, foi alvo de auto de infração e interdição parcial por comercializar e armazenar gasolina C comum fora das especificações (10% de etanol anidro, quando o correto é 27%) e não efetuar o controle de drenagem dos tanques de óleo diesel.
Outros dois postos da Baixada receberam autos de infração, um em Queimados — Avenida Dr. Pedro Jorge, 239—, por não efetuar o controle de drenagem dos tanques de óleo diesel, e o outro em São João de Meriti — Rodovia Presidente Dutra, Km 4, pista de subida —, por não identificar na bomba a origem do combustível.