Realizado no último fim de semana, o Encontro Internacional de Motociclistas de Penedo 2024 foi um sucesso, mas nem todos os turistas puderam aproveitar bem a festa. Muitos foram surpreendidos por uma virose que provocou vômito, diarreia e impediu que grupos deixassem a cidade por falta de condições clínicas para viajar. A principal suspeita é contaminação pela água.
Ainda passando mal na noite desta segunda-feira (05), a organizadora do grupo motoclube Lets Hug, Sandra Martins, relata que começou a sentir os sintomas na noite de sábado. Ao procurar a UPA da cidade, lembra que encontrou um “caos generalizado”.
“Precisei ir à UPA, e não tinha táxi. O gerente da pousada que me levou. Fila de mais de 100 pessoas, sem estrutura nenhuma. Depois, eu comprei a última caixa dos remédios prescritos. Não tinha mais, e a gente comprando isotônico para ver se melhorava. Ou seja, um apocalipse”, contou Sandra.
Segundo ela, todos do seu grupo, quase 40 pessoas, foram contaminados. “Quem não passou mal lá, não conseguiu trabalhar hoje porque ainda está ruim. Eu fui de manhã tomar soro no hospital aqui em Petrópolis. Vivemos o caos durante três dias nessa cidade e o descaso com vidas humanas foi inaceitável”, criticou Sandra, que chegou a enviar uma carta de protesto à Prefeitura de Itatiaia, administrada por Irineu Nogueira (MDB).
Entre os afetados estão também integrantes do Moto Clube Tubarões de Cabo Frio. Eles tiveram que prorrogar a hospedagem nesta segunda-feira porque, das 19 pessoas, nove passaram mal e tiveram que buscar atendimento médico.
O motociclista Carlos Cardoso, conhecido como Cacau Tubarão, ajudou a socorrer os colegas e se surpreendeu com a quantidade de pessoas acometidas com os mesmos sintomas, inclusive moradores e comerciantes da cidade.
“Não foi caso isolado. Durante todo o evento pessoas buscaram atendimento no posto de saúde de Penedo e também na UPA de Resende”, disse.
Problema anterior ao evento
Na unidade, pacientes relatavam que a contaminação já vinha acontecendo antes mesmo da realização do Encontro de Motociclistas. Apontavam que, com o período maior de estiagem e tratamento de água insatisfatório, a situação se agravou.
“Estavam aconselhando a nem escovar os dentes com a água da torneira. No posto, grupos estavam cogitando processar a organização”, relatou o motociclista, revelando ainda que um dos integrantes do grupo tentou voltar a Cabo Frio, mas precisou ser socorrido no caminho e ficou internado.
Procurada, a prefeitura de Itatiaia não respondeu ao TEMPO REAL. O espaço permanece aberto para manifestações.
Ney Matogrosso teve crise e cancelou show em Penedo
No último dia 28 de julho, o cantor Ney Matogrosso cancelou sua apresentação em Penedo. A assessoria do Serviço Social do Comércio (Sesc), responsável pela organização do festival onde ele se apresentaria, afirmou que Ney já estava no local, mas não se sentiu bem e optou por não subir ao palco. Por coincidência ou não, ele teve uma crise de gastrointerite.
Nas redes sociais, participantes do Encontro de Motociclista comentavam o quanto passaram mal: “Mais alguém com gastroenterite? Tô na merda desde ontem”, questionou um. “Fui parar no hospital, muito mal, fraca, dor no corpo, febre, diarreia e vômito”, completou outra.
Minha esposa, ao sucumbir no sábado pela manhã, fez com que nossa família (3) pessoas ficassem totalmente a sua disposição, perdendo o evento, principalmente por comodidade grau.4…LAMENTÁVEL. PENEDO SAIU DO MEU MAPA DE EVWNTOS.. tiros, brigas, travamento na entrada….amigos, profissionais da saúde de cabo frio, dispensando suas agendas…….desesperados…..um desastre.
Fui no Evento de Motos em Penedo cheguei lá na sexta, no sábado de manhã peguei a moto e fui juntamente com minha mulher e um casal de amigos para Visconde de Mauá e Maromba, paramos para almoçar em Maringá logo após todos começaram a passar muito mal sentindo uma forte diarreia e vômitos. Nunca passei tão mal na vida pensei que meu estômago fosse sair pela boca. Depois fiquei sabendo que alguns donos de restaurantes utilizam a água da cachoeira para limpar e fazer os alimentos, um grande descaso com o turismo, verdadeiro absurdo.
Nosso grupo Brotheres of de king Rj tambem com pessoas com virose.Algumas ainda nao se restabeleceram.
Minha esposa está mau também começou ontem a noite
Lamentável a incompetência do poder público e secretaria da saúde, ignorando os fatos e deixam o evento seguir em frente. Eu estive somente domingo, e hoje dia 6/8/24 não consegui ir trabalhar por muita indisposição. Devem acionar o Ministério Público para averiguar essa negligência.
Sou diretora do Moto Grupo Braços Estradeiros do RJ ,fomos em 25 pessoas e eu no sábado a noite comecei a passar mal, não consegui nem ficar no evento.
No domingo começaram outros integrantes a passarem mal também, mesmo mal, conseguimos voltar para casa,mas ainda estamos nos recuperando. Um dos integrantes precisou ser hospitalizado.
Do nosso grupo do ABC paulista 16 pessoas passam mal .. diarréia, vômito dor no corpo. Difícil foi voltar pra casa. 2025 mandem fotos pq eu não volto mais
A Prefeitura e a organização do evento são responsáveis por esse descaso com os turistas. Já sabiam do problema e decidiram seguir com o evento para não atrapalhar e economia da cidade. Um absurdo! É criminoso.
Estive ai na sexta pela manhã, sabado comecei a passar mal, Domingo muito mal. Pelo menos minha filha de 3 anos nao pegou, virose nao foi. Provavelmente foi da agua
Marcia e Alcir e familiares,
Participamos do evento que foi uma experiência cruel, no retorno domingo, todos nós tivemos, vômitos, diarreia; foi difícil viajar. E para completar perdemos o dia de trabalho.
Tivemos todos os sintomas da reportagem.
Não tômei água lá…porém comi uma pizza Frita e um pão misto..( calabresa e pernil )no domingo..minha esposa passou mau..acho que foi intoxicação alimentar.ou pelo pastel ou pelo pernil.
Também tive todos os sintomas . Só hoje, 3 dias após o retorno, estou legal. Agora, todos os (I)responsáveis se eximem de responsabilidade (organizadores e prefeitura de Itatiaia), mas sabemos como resolver a questão : boicotar o encontro de 2025! Simples assim ! Meu grupo de motociclistas não irá no próximo ano!
Eu e meu namorado também fomos ao evento no último domingo, ele está passando mal desde segunda com Gastroenterite… 😢
Estava em Campos do Jordão e no domingo eu e meu marido resolvemos parar em Penedo pra almoçar.
Almoçamos no Rei das Trutas que gostamos muito e de lá tomamos um sorvete e continuamos nossa viagem para o Rio de Janeiro.
Na estrada comecei a sentir um cansaço, chegamos em casa e de madrugada comecei com diarréia, dor abdominal e estomacal e enjoo . Hoje quarta-feira ainda estou com sintomas. Tive gastroenterite.
Espero que a Prefeitura reveja e tome providências cabíveis pra que não aconteça mais. Eu amo Penedo!
Deixei um comentário para unir dados.
Eu também passei muito mal. Voltei para casa, na segunda feira, anterior ao evento.
Fiquei 4 dias com gastroenterite.
Eu e meu esposo também ficamos muito mal, tivemos vômitos, diarreia e febre , ainda estamos se recuperando de tão mal que ainda estamos , infelizmente este evento foi uma caganeira e vômitos!
Eu sou do sul de Minas, Pouso Alegre e fui a Penedo para o Encotro de Motociclustas! Passei muito mal, vomitei 16 vezes! Quase morri. Fora a diarreia.
Acho um absurdo o prefeito da Cidade, governador do Estado acharem isso normal!!!! Não tomar providências. E permitir ser um Cidade turística e ainda com evrnto tão grande.
Sou morador de Penedo e só bebo água mineral, mas na sexta feira 02/08 almocei em um restaurante do centro. No sábado comecei a sentir fortes dores intestinais que perduraram até segunda feira 06/08 a tarde.
Certamente peguei essa virose em algum alimento contaminado durante o almoço.
Boa noite galera!
Também fui ao evento e para falar a verdade foi muito estranho mesmo, pois eu não comi nada dentro do evento, só bebi uma Heineken sem Álcool e deixei para almoçar no lado de fora, onde comi um churrasquinho e uma coca-cola. Sinistro mesmo!…estou até agora me sentindo mau.