Em sua primeira Páscoa após a reinauguação, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, no Centro do Rio, terá uma programação especial na Semana Santa.
Interditada pela Defesa Civil após a queda de parte da fachada, a igrejinha da Rua do Ouvidor ficou de portas fechadas por quase quatro anos e foi reaberta em junho de 2023. E, este ano, vai celebrar a ressurreição de Cristo em grande estilo.
No Domingo de Ramos (24), a partir das 12h15, haverá a tradicional procissão que sai do Arco do Telles até a igreja, onde será celebrada a missa solene pelos padres Victor Hugo e Vitor Pereira. O evento inclui ainda a solenidade de abertura de portas, a devoção histórica portuguesa.
Na segunda-feira (25), às 17h30, haverá o “Ato Devocional Coroa das Dores de Nossa Senhora”, com Voz & Órgão. Na terça-feira (26), no mesmo horário, terá “Ofício das Trevas”, com Dueto & Órgão.
Na quarta (27) , dia 27, às 17h30, a igreja será totalmente apagada, e ficará só uma vela acesa para simbolizar o Cristo ressuscitado. Haverá celebração penitencial e atendimento de confissões.
Na quinta santa (28), também às 17h30, haverá a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés de 12 comerciantes tradicionais do Centro Histórico.
Na sexta santa (29), às 15h, está marcado o solene ato litúrgico da Paixão do Senhor e a tradicional cerimônia do Beijo na Cruz, com Dueto de Vozes & Matracas.
No sábado de Aleluia (30), às 18h15, a missa começará no Arco do Telles, onde, diante de uma grande fogueira, serão abençoados o Fogo Novo e o Cirio Pascal. Os sinos vão bater com a apresentação de Coral de 15 vozes.
A missa solene de Domingo de Páscoa (31) será celebrada às 12h, pelo Bispo Dom Jeremias, e concelebrada pelo padre Victor Hugo Nascimento, com Coral & Orquestra.