A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), contratou por R$ 3,2 milhões a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para auxiliar na elaboração do novo contrato unificado referente às concessões das Linhas 1, 2 e 4, que será assinado com o MetrôRio. A contratação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (26).
A FIPE terá a missão de desenhar o fluxo de caixa que guiará a relação entre o estado e a concessionária pelos próximos 25 anos. Em nota, a Setram afirma que o novo contrato incluirá metas de desempenho operacional e ferramentas para mitigar riscos, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço para os mais de 618 mil usuários diários do sistema.
“A FIPE chega para dar sua importante contribuição em um momento crucial, que é o fim do imbróglio da estação Gávea, após quase uma década, e a nova modelagem do contrato com o MetrôRio”, destacou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis (MDB).
O documento passará ainda pela análise da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RJ). Somente após esse trâmite será autorizado o memorando que viabilizará obras e intervenções previstas.
Por Fábio Martins