A Secretaria estadual de Cultura lançou o primeiro edital voltado exclusivamente para o movimento hip hop. A chamada pública vai premiar dez propostas, no valor de R$ 30 mil, somando investimento de R$ 300 mil. As inscrições ficam abertas até as 18h do próximo dia 9, pela plataforma Desenvolve Cultura.
“No Estado do Rio, celebramos a diversidade cultural em todas as formas de arte. Seguindo nosso propósito de descentralizar os recursos, temos lançado editais inéditos, valorizando segmentos nunca antes contemplados”, destacou Danielle Barros, secretária estadual de Cultura e Economia Criativa.
A chamada pública será voltada para pessoas jurídicas ou MEIs e contará com duas diferentes fontes de recursos para a sua realização: metade será garantida pelo Fundo Estadual de Cultura (FEC) e a outra, através de emenda parlamentar da deputada estadual Dani Monteiro (PSOL).
Para avaliação das propostas, serão julgados os seguintes critérios: qualidade e coerência da proposta; relevância e impacto para o cenário cultural local; acessibilidade; viabilidade técnica; democratização do acesso e coerência das ações de difusão; trajetória do proponente; e compatibilidade da ficha técnica com as atividades desenvolvidas.
“Investir nessa iniciativa é apostar no futuro da nossa juventude, na educação e no fortalecimento das artes que dão vida à nossa identidade. Hip Hop é cultura, é movimento, é educação!”, comemorou Dani Monteiro, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Hip Hop da Alerj.
Serviço
Inscrições: 9h do dia 25/11 às 18 do dia 9/12
Link: cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura
E-mail para dúvidas: hiphopnasescolas@cultura.rj.gov.br