Apesar de não ter eleito nenhum prefeito este ano, o PCdoB tem o que comemorar. Tal qual times que dependem de combinações de resultados para conquistar um título, a legenda comunista conseguiu que a eleição de prefeitos do PT proporcionasse uma vaga na Câmara dos Deputados e outra na Assembleia Legislativa (Alerj).
Isto acontece porque o PCdoB compõe com o PT e o PV a Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil) o que, na prática, faz com que os votos de seus candidatos contem como se fosse apenas um partido em eleições proporcionais.
O deputado estadual Andrezinho Ceciliano (PT) foi eleito prefeito de Paracambi, na Baixada Fluminense. Assim, a partir de 1º de janeiro de 2025 Lilian Behring (PCdoB) ocupará sua cadeira na Alerj. A moça, feliz da vida, comemorou o resultado com direito a brinde com champanhe, conforme postou nas redes sociais.
Na Câmara dos Deputados, Washington Quaquá (PT-RJ) deixará sua cadeira em função de ter sido eleito para retornar à Prefeitura de Maricá, na Região Metropolitana. Para sua vaga, irá à Brasília a ex-deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ), que exerceu três mandatos na Alerj entre 2011 e 2023, mas na eleição para federal havia ficado como suplente.