O BRT Transbrasil está operando em horário prolongado. A linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador), que antes circulava das 10h às 15h, agora funciona das 4h à meia-noite, em todos os dias da semana.
Nesta segunda (08), o primeiro dia útil após o novo horário, os intervalos de viagens da linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador) foram reduzidos para cinco minutos nos horários de pico e dez no restante do dia. Já as linhas 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão) terão intervalos de 6 minutos nos horários mais movimentados.
Também nesta segunda, as quatro linhas do VLT Carioca passaram a operar uma hora mais cedo: às 5h da manhã. O funcionamento vai até a meia-noite. A medida visa acompanhar a mudança do BRT e promover maior integração entre os dois modais, especialmente no Terminal Gentileza.
Trânsito
A antecipação do horário estendido ocorre uma semana depois do início da operação completa, em todas as estações, e que provocou aumento no trânsito em toda a cidade. O funcionamento das faixas exclusivas da Avenida Brasil para o BRT, ônibus, táxis e veículos de serviços, o chegou a gerar um engarrafamento 83% maior do que a média das últimas semanas.
Com 25 quilômetros de extensão, 17 estações, dois terminais e atravessando 18 bairros, o BRT Transbrasil tem previsão de transportar cerca de 250 mil pessoas por dia até 2030. Este é o quarto corredor de BRT implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.