O deputado estadual Luiz Paulo (PSD) enviou requerimento de informação à presidência do Detran para saber quais as medidas que estão sendo adotadas para facilitar o agendamento para retirar a carteira de identidade. O parlamentar afirma ter recebido, em seu gabinete, mais de 100 reclamações sobre as dificuldades no agendamento de serviços.
“Agendar uma identidade no Detran virou algo praticamente impossível. Isso se repete em todas as regiões do Estado. Para piorar, não são raras as denúncias de vendas de agendamento. Isso é um absurdo. Constata-se que, apesar de o Detran alegar a indisponibilidade de vagas no sistema de agendamento, há postos de atendimento que permanecem subutilizados ou até mesmo vazios, sem que os cidadãos consigam ser atendidos”, disse.
Luiz Paulo ainda disse ter observado que funcionários recusam-se a realizar atendimentos presenciais sob a justificativa de ausência de agendamento prévio, mesmo quando há capacidade ociosa nos postos.
No requerimento, o deputado mencionou que o Detran firmou convênios com cartórios para a prestação de serviços como a emissão de RG e CNH. No entanto, para acessar esse serviço, os cidadãos são obrigados ao pagamento de taxa adicional, levantando questionamentos sobre a acessibilidade desses serviços prestados originalmente pelo próprio órgão público.
“Como se não bastasse, não são raras as denúncias sobre a comercialização irregular de agendamentos por terceiros, os quais cobram valores para garantir horários de atendimento, caracterizando grave afronta à isonomia no acesso aos serviços públicos”, concluiu Luiz Paulo.
É só pagar a taxa que eles cobram, que marcam até pro mesmo dia. Esse aqui é o país do jeitinho. Faz o “L”.