Nesta quinta-feira (6), o vereador Leniel Borel (PP) se reuniu com o secretário municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevale, para discutir medidas de proteção para crianças durante o carnaval. O objetivo é garantir fiscalização rigorosa e prevenção de violações, como exploração sexual, trabalho infantil, venda de álcool e desaparecimentos durante o período.
Além disso, o vereador enviou ofícios a mais de 15 órgãos públicos — incluindo a Polícia Civil, a Riotur e a Liesa — cobrando planos de ação voltados à segurança e bem-estar do público infantojuvenil. O secretário de Ordem Pública reconheceu a importância da iniciativa e garantiu apoio.
“A Seop pode nos ajudar nesse combate à violência infantil. O Carnaval está aí, e se não colocarmos luz sobre esse tema, ele passa despercebido”, disse Leniel durante a reunião.
No carnaval de 2024, foram registradas mais de 26 mil violações contra crianças e adolescentes. Um aumento de 30% em relação ao ano anterior. O Disque 100 recebeu 4.712 denúncias apenas nesse período, sendo negligência e exposição ao risco as violações mais comuns. O estado do Rio de Janeiro foi o segundo com mais registros, atrás apenas de São Paulo.