Os candidatos a prefeito do Rio passaram o dia em preparação para o primeiro debate das eleições 2024. Como já é tradição, os embates diretos começam na Bandeirantes, nesta quinta-feira (08), e serão transmitidos ao vivo a partir das 22h15, na TV aberta Band Rio, na rádio BandNews FM RJ, e na internet, pelo canal da Band Rio no YouTube.
Alexandre Ramagem (PL), Eduardo Paes (PSD), Marcelo Queiroz (PP), Rodrigo Amorim (União Brasil) e Tarcísio Motta (PSOL) estarão frente à frente pela primeira vez.
Cada um poderá levar até seis assessores, mas só dois deles vão entrar no estúdio. Ramagem vai acompanhado do vereador Carlos Bolsonaro; do presidente estadual do PL, Altineu Côrtes; do presidente municipal, Bruno Bonetti; e da mulher, Rebeca.
Paes vai com o publicitário Marcelo Fauhalber; o vice, Eduardo Cavaliere; o assessor Rafael Lisboa. No estúdio, a única certeza é a presença de Fauhalber.
Queiroz terá ao seu lado a vice, Teresa Bergher, e o assessor Bruno Menezes.
A tropa de choque de Amorim promete causar no estúdio. O deputado estadual pretende levar com ele os bélicos Alan Lopes e Filippe Poubel, os dois colegas do PL que costumam criar polêmicas no plenário e em ações de fiscalização. O presidente da Assembleia Legislativa e do União Brasil no estado, Rodrigo Bacellar; o vice, Fred Pacheco; o irmão do candidato, Rogério Amorim (que é do PL, partido de Ramagem); e o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, também vão. Alan e Poubell devem estar com Amorim no estúdio — mas, nos intervalos, ele pode trocar de assessor.
Tarcísio Motta vai com Tomás Ramos, um dos coordenadores de campanha, e Juan Leal, presidente municipal do PSOL.
Três blocos, dois confrontos
O debate será realizado em três blocos. No primeiro, cada candidato terá um minuto e meio para responder a uma pergunta escolhida pela produção. A ordem de resposta será a mesma dos aspiras no estúdio, e será decidida pelo sorteio realizado às 19h30, diante dos representantes dos partidos.
Na sequência, também em ordem definida por sorteio, acontece a primeira rodada de confronto direto. Nesta etapa, todos perguntam. O candidato escolhe quem vai responder e tem um minuto para a pergunta. Após a resposta, terá mais um minuto para a réplica. O tempo de resposta e de tréplica será de quatro minutos no total, e deve ser administrado pelo próprio candidato.
No segundo bloco, jornalistas da Bandeirantes fazem as perguntas, escolhendo quem vai responder e quem vai comentar. Nesta etapa, todos respondem e todos comentam, com dois minutos para a resposta, um minuto para o comentário e um minuto para a réplica.
No terceiro bloco os concorrentes voltam a um embate direto, seguindo as mesmas regras e ordem do primeiro..