A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (13) o Dia D da vacinação contra a gripe. Serão mais de 600 pontos de vacinação na capital — unidades de Atenção Primária, como clínicas da família e centros municipais de saúde; e locais estratégicos como praças, associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas — que vão funcionar das 8h às 17h.
Todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem se vacinar, sendo necessário apresentar documento de identificação, e, se possível, a caderneta de vacinação. Os locais de vacinação podem ser conferidos neste link.
No Dia D também é possível realizar a atualização da caderneta de vacinação das crianças, caso haja alguma vacina atrasada. A atualização é feita em unidades de Atenção Primária e também no Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, das 8h às 22h; e no Super Centro Carioca de Vacinação unidade Campo Grande, no ParkShopping Campo Grande ; das 13h às 23h.
Na Praça Afonso Pena, na Tijuca, o Dia D terá uma programação especial a partir das 9h, com shows da turma de percussão da Casa Bibi Franklin, e, às 11h30, com a bateria mirim da Acadêmicos do Salgueiro, além da roda de samba do Mané às 13h30 e show o de Carlos Evanney, cover oficial de Roberto Carlos, a partir das 16h. Haverá teatro e brincadeiras para as crianças.
A imunização contra a gripe é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus da influenza. Estudos estimam que a vacinação reduza de 32% a 45% as hospitalizações por pneumonias; de 39% a 75% a mortalidade global; e cerca de 50% as doenças relacionadas à gripe.