Criminosos invadiram, nesta terça-feira (9), o Espaço da Juventude de Campo Grande, na Zona Oeste da capital, e roubaram equipamentos utilizado no aprendizado dos alunos. Ao todo, foram furtados 10 notebooks, 3 drones, 2 monitores inteligentes, 2 impressoras, 1 TV, 1 microfone e até um apagador de quadro. Logo após o ato, os aparelhos foram colocados à venda num site.
As câmeras de segurança do espaço flagraram toda a ação. A Polícia, então, iniciou as buscas pelos criminosos e pelo material. Com medo de serem encontrados, eles abandonaram o equipamento roubado em um terreno baldio do bairro. Todo os aparelhos foram recuperados e o caso foi registrado na 35ªDP (Campo Grande).
O Espaço da Juventude é um programa da Prefeitura do Rio com cursos gratuitos para formação de jovens entre 15 e 29 anos. O programa atende principalmente os que não possuem condições de comprar um computador. O aprendizado é voltado às questões ligadas à tecnologia e internet, como robótica, internet das coisas e inteligência artificial.
A Secretaria Especial da Juventude Carioca, em nota, lamentou o ocorrido e disse confiar no trabalho da polícia para encontrar os envolvidos. Ela pontuou que os espaços da juventude são instrumentos de transformação social e já formaram mais de 10 mil jovens desde que foram criados, há menos de dois anos.