Com o fim dos jogos da fase de grupos da Copa do Mundo, inicia-se a primeira fase de mata-mata com uma rodada a mais de jogos eliminatórios: os 16 avos de final. E se o clima já estava quente em prol da seleção brasileira, a motivação agora é ainda maior — pelo menos para os servidores públicos do Rio. Após o prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) carimbar a folga na esfera municipal, Ricardo Couto mostrou que está na mesma sintonia e publicou o decreto estendendo o ponto facultativo para todas as repartições públicas estaduais na próxima segunda-feira (29).
Com a dobradinha entre prefeitura e estado, milhares de trabalhadores das administrações direta, autárquica e fundacional terão o dia livre — ou expediente reduzido — para acompanhar a seleção brasileira em campo. O jogo está marcado para às 14h, e embora o adversário ainda não esteja definido, o descanso já está garantido.
Saúde terá expediente especial no feriado de segunda-feira
Tanto o decreto municipal quanto o estadual seguem a regra clássica dos grandes eventos: a folga não se aplica aos serviços essenciais. Veja como vai funcionar a estrutura de atendimento na data:
- Serviços essenciais: setores de segurança pública, transportes e outras atividades cuja paralisação seja inviável funcionarão em regime normal para não desamparar a população fluminense;
- Saúde: tanto a Secretaria Municipal de Saúde quanto a Secretaria de Estado de Saúde editarão resoluções específicas para regulamentar o expediente e os plantões nas UPAs, hospitais e unidades de saúde da rede pública na segunda-feira.
COM FABIO MARTINS.


