As secretarias de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e de Turismo (Setur) lançaram o Turiscon, que pretende dar transparência aos serviços turísticos do Rio de Janeiro, funcionando como uma ouvidoria para turistas. O inicio do programa aconteceu nesta quinta-feira (21) no estande do projeto Verão #TôNoRio, próximo ao posto 4 da Praia de Copacabana, na Zona Sul da capital.
Os objetivos do programa incluem a segurança do turista e a garantia de prestação de serviços de qualidade em todo o estado. Códigos de Defesa do Consumidor nos idiomas inglês e espanhol serão distribuídos em aeroportos e pontos turísticos, além da criação de uma plataforma online para reclamações e denúncias.
O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, destaca o ineditismo da iniciativa, que faz do Rio um lugar único ao “receber os turistas dessa forma: abraçando e se colocando à disposição, para denúncias ou orientações”.
O Turiscon vem para promover a transparência nas práticas comerciais do turismo fluminense, além de garantir segurança e qualidade dos serviços prestados, aquecendo a economia local e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio.