ATUALIZAÇÃO, às 7h56: a Secretaria estadual de Saúde informa que a ministra cancelou a visita.
Em meio a uma gigantesca crise envolvendo os hospitais federais do Rio, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, visita o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemayer nesta sexta-feira (22). Vai conhecer o novo prédio da unidade, que abriga equipamentos de alta tecnologia e um andar inteiro destinado a fisioterapia e reabilitação.
O instituto é administrado pela OS Ideas em parceria com o governo do estado e está entre as melhores unidades de saúde do país.
Já no seu quintal, Nísia está sob pressão desde que o programa “Fantástico”, da TV Globo, exibiu, no último domingo, a situação precária dos hospitais federais do Rio, destacando equipamentos danificados, materiais vencidos e problemas na infraestrutura elétrica.
Em resposta, Nísia demitiu o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira. No mesmo dia, o presidente Lula (PT) cobrou providências de Nísia no combate à dengue e contra o caos na rede do Rio.