A Zona Norte vai ganhar na próxima segunda-feira (16), uma faixa preferencial para motocicletas, a segunda da cidade. A nova motofaixa será implantada na Avenida Rei Pelé e na Rua Teixeira Soares, entre o Maracanã e a Praça da Bandeira. A ideia é que os motociclistas tenham a opção de circular com segurança por este corredor, quando o trânsito estiver congestionado.
A primeira motofaixa, ainda experimental, foi implantada em agosto, na Autoestrada Lagoa-Barra, sentido Lagoa. Desta vez, o corredor formado na Zona Norte foi escolhido por causa da grande quantidade de acidentes e do alto fluxo de motocicletas. No pico da manhã, cerca de 1.180 motos circulam por hora no local.
Com 2,4 quilômetros de extensão no sentido Centro e 1,7 quilômetros na direção do Méier, o trecho será delimitado por sinalização em azul, entre as faixas de trânsito atuais. A velocidade máxima permitida a motocicletas será de 60km/h na faixa preferencial. Os carros também poderão passar sobre ela, com atenção, para mudar de faixa de trânsito.
Segundo a Prefeitura, a iniciativa está alinhada aos objetivos da ONU, que definiu a meta de redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro, entre 2021 e 2030.