Localizado na Rua do Rosário, próximo à Praça Quinze, o restaurante Sobrado da Cidade reúne gastronomia e história. Inaugurado em 2021, o restaurante funciona num casarão do século XIX, já tendo sido propriedade de um barão da época, e, posteriormente, sede da Brasserie Rosário. Os azulejos azuis e brancos, as pedras e o óleo de baleia traduzem a cultura do local, inspirada em Portugal. Não por acaso, a região do centro onde o Sobrado da Cidade está localizado ganhou o apelido de “Pequena Lisboa”.
O menu da casa teve como base um estudo realizado para mapear as principais iguarias degustadas pelos cariocas no fim dos anos 1800. O Café Imperial é servido em louças antigas e o cardápio é em francês. Os ingredientes e as escolhas do cardápio são explicadas detalhadamente, promovendo uma imersão do cliente na época em que a cidade do Rio era a capital imperial.
Após o café da manhã, o visitante participa de uma caminhada pela Praça Quinze e o Paço Imperial, antigo sítio dos imperadores portugueses. O passeio termina na Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores. Os sinos da igreja voltaram a badalar recentemente, após a conclusão de uma reforma promovida por empresários. A própria igreja foi reaberta em junho do ano passado, após ficar fechada por quatro anos. A orquestra e o coral da igreja promovem um espetáculo de música erudita. Fé e erudição encontram-se nos sons do raro e recém restaurado órgão de fole de 1873.
Com informações do Diário do Rio.