Com novos empreendimentos imobiliários sendo erguidos, o Centro do Rio deverá dobrar sua população de residentes até 2027. A estimativa foi apresentada pelo presidente do Sinduscon-Rio, Cláudio Hermolin, nesta segunda-feira (11), durante o evento “Conferências do Centro – Novas oportunidades para o centro da cidade”.
Atualmente, cerca de 12 mil pesssoas moram na região. E, segundo os dados apresentados, o aumento populacional será de quatro mil moradores até o fim deste ano, com unidades já vendidas. Até 2027, a perspectiva é de mais oito mil residentes.
Isso porque, após a implementação da segunda fase do Reviver Centro, foram licenciados ou estão em licenciamento cerca de 30 projetos imobiliários, com mais de 1.150 novas unidades residenciais na região.
Dessas, 800 já foram efetivamente vendidas, sendo 66% delas (550 unidades) para famílias com renda de até dez salários mínimos que vão migrar das Zonas Sul (5%), Norte (38%), Oeste (23%) e Baixada (15%), além dos 19% que já residiam no Centro.
“Esses dados comprovam que estamos, de fato, alcançando a população distante do Centro. Isso vai impactar na diminuição dos deslocamentos, gargalos no trânsito, além de desafogar o transporte público. O Centro do Rio já é uma nova realidade, capaz de absorver as mais variadas demandas” afirmou Hermolin.