As orelhas do deputado federal Otoni de Paula devem ter ardido durante a reunião de integrantes do MDB do Rio e o presidente nacional do partido, o deputado federal Baleia Rossi (SP), na última quarta-feira (10), em Brasília.
Baleia disse estar muito propenso a seguir na capital fluminense, nas eleições de outubro, com o presidente nacional do PL Valdemar Costa Neto e com o governador Cláudio Castro. Ou seja, apoiar o candidato do PL à Prefeitura do Rio, o deputado federal Alexandre Ramagem. O partido até ensaia apresentar um nome para vice do delegado federal.
Se confirmar a tendência, o deputado federal Otoni de Paula sobe no telhado da presidência do partido no Rio. Afinal, o moço declarou que vai caminhar, independentemente da decisão dos caciques, em busca da reeleição do prefeito Eduardo Paes (PSD). Mesmo sendo criticado por antigos aliados.
Se Otoni cair, Pampolha pode indicar sucessor
E se há algum consenso no MDB é que não dá para o partido seguir para um lado — e o presidente do diretório municipal, para o outro.
Se Otoni for rifado, o emedebista com mais identificação com a capital, hoje, é o vice-governador Thiago Pampolha. Poderá caber a ele (ou a alguém indicado por ele) a presidência que ficará vaga.