A Secretaria das Cidades publicou o aviso de licitação para a elaboração dos projetos executivos e obra de construção do Parque RJ da Baixada Fluminense, em São João de Meriti. De acordo com o Diário Oficial desta segunda-feira (22), o valor estimado do contrato é de R$ 32,3 milhões.
O parque será construído com recursos do estado num terreno cedido pela prefeitura, no bairro Jardim Meriti, e contará com quadras poliesportivas, pista de skate, academia, ilhas molhadas, estações de conexão Wi-Fi e quiosques de alimentação.

“O parque é lindo. Vai revitalizar toda uma região e elevar a autoestima dessa população. Vamos poder trazer para Meriti um equipamento que beneficiará os moradores, proporcionando lazer, cultura e valorização dos imóveis ao redor do parque”, comemorou o prefeito Léo Vieira.
Parque RJ da Baixada terá espaço especial para autistas
O projeto traz algumas inovações importantes, tais como espaços destinados a pessoas com deficiência, adaptados e repleto de estímulos. O Parque RJ da Baixada terá uma praça TEA, voltada para pessoas com transtorno do espectro autista, com brinquedos que exploram a capacidade multissensorial, promovendo a interação e gerando maior atratividade. Além disso, será implantado um jardim olfativo, com espécies vegetais que liberam aromas, como lavanda e alecrim, entre outras.
O Centro TEA, que é o prédio de apoio, oferecerá atendimentos especializados para o público com transtorno do espectro autista. O ambiente será projetado para estimular os sentidos dos usuários, com salas de atendimento individual, banheiros adaptados e uma estética atraente. O centro contará com diversas salas para terapias ocupacionais, musicoterapia, informática, entre outras atividades.

