A Câmara do Rio lotou, na noite desta quinta-feira (04), para ver o vereador Marcio Santos (PV) comandar a entrega do título de Cidadão Honorário Carioca ao presidente do BNDES, o santista de nascimento Aloizio Mercadante (PT).
Encerrada a solenidade no velho Palácio Pedro Ernesto, a turma ganhou a praça da Cinelândia e seguiu para o emblemático Amarelinho. Lá, o recém-declarado carioca da gema caiu no samba com a bateria da Estação Primeira de Mangueira e até arriscou tirar som de um berimbau, na roda de capoeira.

De Paes a Anielle, agradecimentos a Mercadante pela ação no BNDES
Estiveram presentes na cerimônia as ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco (PT); e da Gestão e Inovação, Esther Dweck; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT); e o prefeito Eduardo Paes (PSD), entre outras autoridades. Todos ressaltaram a relevância da trajetória de Mercadante na vida política e institucional do país — e do Rio, claro. Parlamentares, representantes da sociedade civil e líderes comunitárias também marcaram presença.
Nos discursos, foi destacado o papel estratégico do BNDES sob a liderança de Mercadante, que tem direcionado o banco a investimentos voltados para a sustentabilidade, inovação e redução das desigualdades sociais — temas de forte impacto para a cidade do Rio.