A Cedae iniciou, nesta terça-feira (11), a manutenção emergencial em uma das adutoras do Sistema Guandu, o que afetará diretamente o abastecimento de água na cidade do Rio e na Baixada Fluminense. A normalização do serviço será gradual, mas a empresa alerta que, em algumas regiões, o fornecimento pode levar até 72 horas para ser totalmente restabelecido.
A manutenção ocorrerá das 7h às 16h. Durante esse período, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu operará com apenas 61% de sua capacidade, afetando o abastecimento em 59 bairros do Rio e em seis cidades da Baixada Fluminense.
De acordo com a Cedae, a normalização poderá demorar mais em áreas elevadas da cidade e nas pontas de rede, com previsão de até 72 horas para a recuperação completa do serviço. Assim, as concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento divulgaram orientações e alertas para a população sobre como economizar água durante esse período.
Rio+Saneamento
A concessionária informa que 24 bairros da Zona Oeste do Rio terão o abastecimento afetado. A recomendação é que os moradores evitem atividades que exigem grande consumo de água, como lavar carros e fazer limpezas pesadas. A empresa também disponibiliza o número 0800 772 1025 (também via WhatsApp) e o site riomaisaneamento.com.br para mais informações.
Os bairros afetados são:
- Bangu
- Barra de Guaratiba
- Campo dos Afonsos
- Campo Grande
- Cosmos
- Deodoro
- Gericinó
- Guaratiba
- Ilha de Guaratiba
- Inhoaíba
- Jardim Sulacap
- Jabour
- Magalhães Bastos
- Paciência
- Padre Miguel
- Pedra de Guaratiba
- Realengo
- Santa Cruz
- Santíssimo
- Senador Camará
- Senador Vasconcelos
- Sepetiba
- Vila Kennedy
- Vila Militar
Iguá
A Iguá comunicou que 19 bairros atendidos por ela poderão enfrentar baixa pressão de água durante a manutenção. O fornecimento será restabelecido gradualmente conforme a pressurização das redes.
Os bairros afetados são:
- Anil
- Barra da Tijuca
- Barra Olímpica
- Camorim
- Cidade de Deus
- Curicica
- Freguesia
- Gardênia Azul
- Grumari
- Itanhangá
- Jacarepaguá
- Joá
- Pechincha
- Praça Seca (parcialmente)
- Recreio dos Bandeirantes
- Tanque
- Taquara
- Vargem Grande
- Vargem Pequena
Águas do Rio
O abastecimento será afetado em 16 bairros da capital e em seis municípios da Baixada Fluminense. A normalização pode levar até 48 horas após o retorno da operação a 100% da capacidade.
A empresa orienta os moradores a reservarem água de cisternas e caixas d’água para atividades essenciais e evitar o desperdício. O número de contato para emergências é 0800 195 0195 (disponível também via WhatsApp).
Bairros do Rio que serão afetados:
- Benfica
- Bonsucesso
- Centro
- Del Castilho
- Engenho da Rainha
- Higienópolis
- Ilha do Governador
- Manguinhos
- Penha
- Penha Circular
- Riachuelo
- Rocha
- São Francisco Xavier
- Sampaio
- Triagem
- Vila Kosmos
Regiões afetadas na Baixada:
- Belford Roxo
- Duque de Caxias
- Mesquita
- Nova Iguaçu
- Queimados
- São João de Meriti
No Mutuá na rua Frias Garcia estamos enfrentando falta de água desde de dezembro/24, quando pedimos pipa da água do rio demora tanto a chegar que eles mesmos cancelam a e aí temos que voltar a ligar pra reclamar estamos numa situação horrível tendo que depender de pipas.
Piedade sem água, e não esta relacionado , vergonha segunda vez em uma semana, empresa com planejamento ridículo, parece um puteiro administrado por viado
Em São Gonçalo, na Parada 40, sem água há uma semana. Desesperador!!!