A Cedae iniciou, nesta terça-feira (11), a manutenção emergencial em uma das adutoras do Sistema Guandu, o que afetará diretamente o abastecimento de água na cidade do Rio e na Baixada Fluminense. A normalização do serviço será gradual, mas a empresa alerta que, em algumas regiões, o fornecimento pode levar até 72 horas para ser totalmente restabelecido.
A manutenção ocorrerá das 7h às 16h. Durante esse período, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu operará com apenas 61% de sua capacidade, afetando o abastecimento em 59 bairros do Rio e em seis cidades da Baixada Fluminense.
De acordo com a Cedae, a normalização poderá demorar mais em áreas elevadas da cidade e nas pontas de rede, com previsão de até 72 horas para a recuperação completa do serviço. Assim, as concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento divulgaram orientações e alertas para a população sobre como economizar água durante esse período.
Rio+Saneamento
A concessionária informa que 24 bairros da Zona Oeste do Rio terão o abastecimento afetado. A recomendação é que os moradores evitem atividades que exigem grande consumo de água, como lavar carros e fazer limpezas pesadas. A empresa também disponibiliza o número 0800 772 1025 (também via WhatsApp) e o site riomaisaneamento.com.br para mais informações.
Os bairros afetados são:
- Bangu
- Barra de Guaratiba
- Campo dos Afonsos
- Campo Grande
- Cosmos
- Deodoro
- Gericinó
- Guaratiba
- Ilha de Guaratiba
- Inhoaíba
- Jardim Sulacap
- Jabour
- Magalhães Bastos
- Paciência
- Padre Miguel
- Pedra de Guaratiba
- Realengo
- Santa Cruz
- Santíssimo
- Senador Camará
- Senador Vasconcelos
- Sepetiba
- Vila Kennedy
- Vila Militar
Iguá
A Iguá comunicou que 19 bairros atendidos por ela poderão enfrentar baixa pressão de água durante a manutenção. O fornecimento será restabelecido gradualmente conforme a pressurização das redes.
Os bairros afetados são:
- Anil
- Barra da Tijuca
- Barra Olímpica
- Camorim
- Cidade de Deus
- Curicica
- Freguesia
- Gardênia Azul
- Grumari
- Itanhangá
- Jacarepaguá
- Joá
- Pechincha
- Praça Seca (parcialmente)
- Recreio dos Bandeirantes
- Tanque
- Taquara
- Vargem Grande
- Vargem Pequena
Águas do Rio
O abastecimento será afetado em 16 bairros da capital e em seis municípios da Baixada Fluminense. A normalização pode levar até 48 horas após o retorno da operação a 100% da capacidade.
A empresa orienta os moradores a reservarem água de cisternas e caixas d’água para atividades essenciais e evitar o desperdício. O número de contato para emergências é 0800 195 0195 (disponível também via WhatsApp).
Bairros do Rio que serão afetados:
- Benfica
- Bonsucesso
- Centro
- Del Castilho
- Engenho da Rainha
- Higienópolis
- Ilha do Governador
- Manguinhos
- Penha
- Penha Circular
- Riachuelo
- Rocha
- São Francisco Xavier
- Sampaio
- Triagem
- Vila Kosmos
Regiões afetadas na Baixada:
- Belford Roxo
- Duque de Caxias
- Mesquita
- Nova Iguaçu
- Queimados
- São João de Meriti
No Mutuá na rua Frias Garcia estamos enfrentando falta de água desde de dezembro/24, quando pedimos pipa da água do rio demora tanto a chegar que eles mesmos cancelam a e aí temos que voltar a ligar pra reclamar estamos numa situação horrível tendo que depender de pipas.
Piedade sem água, e não esta relacionado , vergonha segunda vez em uma semana, empresa com planejamento ridículo, parece um puteiro administrado por viado
É um descaso do governo do RJ para a população com esse calor de 40° …Até quando, não podemos ficar sem água muita gente sofrendo sem água….
Em São Gonçalo, na Parada 40, sem água há uma semana. Desesperador!!!
aqui em Rocha miranda ja estamos sem agua a 18 dias e nao sabemos quando será normalizado.
É um descaso do governo do RJ para a população com esse calor de 40° …Até quando, não podemos ficar sem água muita gente sofrendo, a necessidade da água é insubstituível é um GENOCÍDIO.
Bairro de Cavalcanti a muito tempo sem água, e não adianta reclamar eles dizem que irao mandar uma equipe para ver o que está acontecendo mas nunca vem!