Com o fim do janeiro eterno, chega fevereiro — que este ano não será, exatamente, mês de carnaval, celebrado em março. Se o primeiro mês do ano foi de temperaturas recordes no Rio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fevereiro não será muito diferente.
Para o Inmet, na região Sudeste como um todo, são previstas chuvas abaixo da média, contudo, em áreas do noroeste do Rio de Janeiro — Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna Laje de Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, Varre e Sai —, a tendência é de predomínio de chuvas próximas e acima da média climatológica, com volumes que podem ultrapassar os 160 mm. O mês de fevereiro ainda será marcado pela elevação dos níveis de umidade no solo.
Quanto às temperaturas, a previsão indica que estarão acima da média em grande parte do país, com marcas superiores a 26°C. O instituto destaca a possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso. Vale ressaltar que a entrada de frentes frias e a formação de corredores de umidade oriunda da região amazônica podem favorecer a ocorrência de dias consecutivos com chuva amenizando a temperatura em algumas localidades