Os 100 vencedores da Olimpíada Carioca de Matemática (OCM) receberam do prefeito Eduardo Paes (PSD), e do secretário de Educação, Renan Ferreirinha, os kits de viagem para Orlando, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (14). Os alunos embarcam no dia 20 de janeiro, para conhecer a Disney e a Nasa.
Para a viagem, os estudantes receberam um kit que inclui camisas térmicas, camisetas, casacos, meias, tênis, mala, mochila e squeeze. No kit das meninas também tem absorventes doados pelo programa Livres para Estudar.
A OCM, criada em 2021, é uma iniciativa organizada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Nos quatro anos que foi realizada, a competição já teve mais de 1,42 milhão de inscrições. O objetivo é estimular a aprendizagem em matemática, engajar e identificar talentos, além de promover uma competição saudável entre os estudantes da rede.
A Olimpíada é voltada para todos os alunos matriculados na rede que estão cursando do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Já na primeira edição da OCM, houve a participação de mais de 200 mil alunos das escolas municipais do Rio. Na edição do ano seguinte, o número dobrou: mais de 400 mil estudantes marcaram presença. Em 2023, participaram da competição 420 mil alunos. E, em 2024, foram cerca de 400 mil alunos inscritos para as provas.
Para que o interesse pela matemática seja ainda mais estimulado e desenvolvido, em maio de 2023, foi criada a primeira Turma Olímpica, com alunos que tiveram resultados excelentes nas primeiras edições das Olimpíadas reunidos para aulas especiais de matemática. O objetivo é preparar esses estudantes que demonstraram aptidão na Olimpíada para outras grandes competições.