Em mais um processo que dispensou licitação, a Secretaria de Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Sedeics) firmou contrato de R$ 12 milhões com o Instituto Besouro para capacitação profissional e empreendedorismo de pessoas em situação de vulnerabilidade sócio econômica. A publicação foi realizada no Diário Oficial da última segunda-feira (4).
A justificativa é a urgência em “promover a inclusão social e econômica de grupos vulneráveis através do investimento em capacitação e empreendedorismo”. São listadas ainda, a necessidade de enfrentar o alto desemprego e fomentar inclusão social e econômica de jovens, mulheres vítimas de violência, pessoas em situação de rua e idosos.
A iniciativa, segundo o texto, pretende oferecer cursos de formação teórica e prática para 10 mil jovens entre 15 e 29 anos, além de treinamentos presenciais em unidades de acolhimento para 2 mil pessoas em extrema vulnerabilidade, incluindo a população em situação de rua. Mulheres vítimas de violência doméstica e idosos também serão contemplados, com 4 mil e 1.500 vagas respectivamente, em capacitações voltadas ao empreendedorismo e inclusão digital.
Por Fábio Martins e Marco Antônio Stivanelli