Uma operação, nesta quarta-feira (6), realiza a demolição de quatro estruturas irregulares localizadas na Comunidade Guiomar de Novaes, também conhecida como Beco do Borracheiro, na Rua Zélio Valverde, Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. A área que sofre influência do crime organizado.
A Secretaria de Ordem Pública realiza a ação. As construções caracterizam-se por três coberturas comerciais e uma borracharia em área destinada a passeio público, inviabilizando o tráfego. As estruturas ilegais e ilegalizáveis totalizam cerca de 60 m².
De acordo com denúncias de moradores, a ocupação irregular vem trazendo transtornos na região, uma vez que foram observadas venda e uso de entorpecentes e papelotes na calçada. Foram realizados dois cortes de energia clandestinos.
Todas as construções foram notificadas anteriormente com prazo para desativação e remoção dos pertences.
Desde 2021 a Secretaria de Ordem Pública já realizou 4.645 demolições de construções irregulares, sendo cerca de 70% em áreas sob influência do crime organizado. As ações causaram um prejuízo superior a R$ 1 bilhão e 62 milhões de reais aos responsáveis.