Um grupo de parlamentares do PSOL denunciou o projeto do futuro Autódromo de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). A representação, protocolada na última terça-feira (17), aponta possíveis inconstitucionalidades e ilegalidades na iniciativa.
São autores da denúncia os vereadores Luciana Boiteux, Monica Cunha, Monica Benício, Paulo Pinheiro, Thais Ferreira e William Siri e o deputado federal Tarcísio Motta. De acordo com eles, o projeto foi aprovado na Câmara Municipal mesmo com manifestações contrárias de associações e coletivos dedicados à preservação do meio ambiente.
Segundo o documento, a lei que cria o autódromo descumpre o Estatuto das Cidades e o Plano Diretor. Um dos argumentos dos parlamentares é a permissão de transferência do direito de construir para viabilizar negócios privados, “cujos consideráveis lucros também serão privados”. A representação aponta ainda a falta de um Estudo de Impacto de Vizinhança.
“Parece um projeto inofensivo, mas causará um adensamento na região e vai piorar a qualidade de vida da população, enquanto os lucros gerados com o empreendimento vão para os bolsos de poucos”, ressaltou Luciana Boiteux.
Também assinam a representação: Assembleia Permanente Defesa do Meio Ambiente (Apedema-RJ), Articulação Carioca por Justiça Socioambiental, Associação de Moradores e Amigos de São Cristóvão, Grupo Ação Ecológica (GAE), Movimento Baía Viva, Movimento Pão de açúcar sem Tirolesa, Movimento Parque de Realengo Verde, Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro.
Essa turminha “vermelha” de Laranjeiras e do Leblon detesta quem empreende, detesta a inciativa privada. Como podem dizer que vai adensar Guaratiba se no lugar de casas e prédios, o projeto prevê a pista de corrida e áreas verdes preservadas? Não tem sentido nenhum. Deixa o proprietário do terreno lucrar com a tranferência do potencial construtivo. O projeto do Autódromo Paruqe de Guaratiba vai trazer qualidade de vida a quem reside em Guaratiba.
Grande novidade !!!
Quando o PSOL vai apoiar alguma coisa que vai gerar mais receitas, empregos,turismo e visibilidade mundial ?