A Lavagem da Marquês de Sapucaí, que acontece logo antes dos desfiles das escolas de samba, no Carnaval, agora faz parte do calendário oficial de eventos da cidade do Rio. O prefeito Eduardo Paes (PSD) publicou o decreto na edição desta segunda-feira (22) do Diário Oficial do Município.
O Dia da Lavagem do Sambódromo acontece todos os sábados que antecedem os desfiles que, em 2025, começarão na sexta-feira de Carnaval, com as escolas da Série Ouro, e irão até a terça-feira, quando o Grupo Especial realizará o último de seus três dias de apresentações.
A publicação também destaca que a inclusão da lavagem no calendário oficial também atende ao Planejamento Estratégico Rio 2021-2024, no eixo Igualdade e Equidade. A medida visa fortalecer a agenda antirracista e de promoção da igualdade racial.
A RioTur explica que, com o objetivo de abençoar a festa, o rito ecumênico da Lavagem reúne crianças das escolas-mirins, mestres sala e porta-bandeiras de todas as agremiações, integrantes das velhas guardas, dos Afoxés Filhos de Gandhi, católicos, umbandistas e candomblecistas, entre outros grupos religiosos e carnavalescos.
Que bom o Rio de janeiro merece como já merecia PARABENS pra todos nós!