A atriz Ilva Niño morreu, na manhã desta quarta-feira (12), aos 89 anos de idade, no Hospital Quali, em Ipanema, Zona Sul do Rio, onde estava internada desde o dia 13 de maio. De acordo com a unidade de saúde, a causa da morte foi falência múltipla de órgãos, decorrente de complicações respiratórias, digestivas e renais.
O corpo da atriz deve ser cremado nesta quinta (13). Ainda não há informações sobre o local e a hora do velório, mas parentes próximos indicaram que será aberto ao público.
Ilva nasceu no município de Floresta, em Pernambuco, onde teve seu primeiro contato com a atuação por meio do teatro. Estudou teatro grego num curso ministrado por Ariano Suassuna, na Escola Normal da cidade, e autou na peça “Antígona”, de Sófocles.
Sua trajetória na televisão começou em 1971, ao participar da novela “Bandeira 2”, exibida pela TV Globo. A atriz ganhou notoriedade nacional em 1985, na novela “Roque Santeiro”, de Dias Gomes, onde interpretou Mina, confidente da Viúva Porcina (Regina Duarte).
Foi na década de 80 que Ilva Niño se consolidou como atriz, tendo sido destaque também na minissérie Lampião e Maria Bonita (1982), onde interpretou Odete, mãe de Maria Bonita. O currículo da atriz conta com outras produções de grande sucesso como “Bebê a bordo” (1988), “Pedra sobre pedra” (1992), “Tropicaliente” (1994), “Senhora do destino” (2004),”Terra nostra” (1999); além da série “Um menino muito maluquinho” (2006), baseada na obra de Ziraldo.
Ao todo, foram mais 30 novelas e séries, além de filmes e peças de teatro. Atualmente, a atriz pode ser vista na reprise da novela “Cheias de Charme” (2012), na TV Globo.
Ilva Niño era viúva do autor e diretor teatral Luiz Mendonça, com quem teve um filho, Luiz Carlos Niño, falecido em 2005 aos 40 anos de idade.
Em 2016, a atriz promoveu a reabertura do Teatro Niño de Artes Luiz Mendonça, uma homenagem ao marido, na Lapa, na região central do Rio de Janeiro.
O local estava fechado havia 2 anos e foi reaberto com a proposta de trazer para a o bairro um espaço para a exibição de espetáculos teatrais e musicais.